Artigo: A matemática das mãos e uma curiosidade sobre os dias da semana

Este artigo, de autoria de Christiane Novo Barbato, foi publicado na página 8 do jornal impresso "Informativo Fia" em abril de 2005.

A MATEMÁTICA NAS MÃOS
E
UMA CURIOSIDADE SOBRE OS DIAS DA SEMANA

            Eu me lembro de que, quando cursava o primário, as professoras de matemática não nos permitiam utilizar os dedos das mãos para contar, ou efetuar somas ou subtrações. Aquilo que me parecia tão intrínseco à natureza humana, por qualquer razão de ordem pedagógica, naquela época, era considerado feio, ou tosco. Talvez demonstrasse algum tipo de fraqueza intelectual. Quem sabe o motivo que subjugava esse instinto fosse o mesmo que fazia com que as antigas mestras obrigassem os alunos canhotos a tornarem-se destros.
O fato é que cresci com essa proibição incrustada em minha concepção do belo aritmético. Ah! Mas como é gostoso somar com os dedos. Mais tarde, conhecendo um pouco da origem dos números, soube que a primeira “calculadora” de que se tem notícia são as mãos. Antes de inventar a representação de quantidades pelos números, o homem utilizava, entre outros, os dedos das mãos para contar.
            Mas, apesar de obediente, eu usava as mãos para saber quais meses do ano têm 30 dias e quais têm 31, num processo, muito simples, que minha mãe me ensinou quando eu era ainda bem criança e que consiste em posicionarmos uma das mãos
 com a palma para baixo, fechá-la e fazer corresponder o mês de janeiro ao osso do primeiro dedo de qualquer um dos lados da mão, fevereiro ao espaço entre o primeiro e segundo dedos e, assim, sucessivamente, correspondendo os meses aos ossos e aos espaços entre eles. Os meses que corresponderem a um osso têm 31 dias. Os que corresponderem aos espaços têm 30 dias, com exceção de fevereiro, que tem 28 ou 29 dias.
     
 
  

Esse é um dos encantos da natureza e da matemática que conhecemos desde pequenos. Demorou um pouco mais para que eu percebesse que, se o dia 10 de abril de 2005 é domingo, então dia 10 de abril de 2006 será segunda-feira, pois 2006 não é ano bissexto. Se o fosse, seria terça-feira. Isso funciona sempre, com qualquer data. Confesso que na época achei essa informação de grande utilidade, porque invariavelmente lançava mão dela para saber o dia da semana que seria meu aniversário no ano seguinte, o Natal ou algum feriado. Nunca tive curiosidade em descobrir porque dava sempre certo, até o dia 30 de junho de certo ano em que eu não dispunha de nenhum calendário por perto e precisava muito saber que dia da semana seria 30 de outubro daquele mesmo ano (aniversário da minha filha Carol). Nessa época eu já lecionava matemática e ensinava divisibilidade.
Então, pensei o seguinte: se o mês tiver 28 dias, o dia da semana de certa data se repetirá no mês seguinte, pois 28 é divisível por 7. Se o mês tiver 30 dias, como a divisão de 30 por 7 tem resto 2, para saber que dia da semana será certa data no mês seguinte, basta adiantar dois dias da semana em relação àquele do mês no qual nos encontramos. Por exemplo, se dia 07 de junho for uma segunda-feira, dia 07 de julho será uma quarta-feira, pois junho tem 30 dias.
Assim, naturalmente, se o mês tiver 31 dias, basta “andar” três dias da semana, quantidade esta que corresponde ao resto da divisão de 31 por 7. Por exemplo, se dia 14 de julho for um sábado, dia 14 de agosto será uma terça-feira.
Quando o ano for bissexto e o mês for fevereiro, basta adiantar um dia da semana.
Naquele meu caso, do aniversário da Carol, vamos supor que dia 30 de junho daquele ano fosse quarta-feira, então, 30 de julho seria sexta-feira, dia 30 de agosto, segunda-feira, 30 de setembro, quinta-feira e 30 de outubro, sábado (dia bem bom para festinhas)...
Fui fazendo sempre assim quando não havia calendários por perto, até que, para escrever sobe o assunto, organizei as idéias. O resultado foi uma tabelinha, simples, que espero seja útil se algum dia você estiver ilhado em algum local sem nenhuma folhinha, e por um motivo muito, mas muito importante mesmo, precisar desesperadamente saber que dia da semana será certa data muito especial. Lá vai:

Mês
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Quantidade de dias a adiantar
3
0*
3
2
3
2
3
3
2
3
2
3
* ou 1, se o ano for bissexto.

Finalmente soube por que se uma data deste ano corresponde a certo dia da semana, no ano seguinte corresponderá a um dia depois (ou dois, se o ano for bissexto). É só somar todas as quantidades de dias a adiantar, na tabela acima, que totalizam 29 (ou 30, no caso de anos bissextos), que dividido por 7 resulta em resto 1 (ou 2, para anos bissextos).
Prof. Ms. Christiane Novo Barbato
Pós-Graduação - Faculdade de Jaguariúna
Coordenadora de Cursos


Frases

“Não se preocupem por suas dificuldades em matemática;

asseguro-lhes que as minhas são maiores.” ( Albert Einstein)



O primeiro dever da inteligência é desconfiar dela mesma."( Albert Einstein)



"A coisa mais dura de entender no mundo é o Imposto de Renda."( Albert Einstein)



"Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medí­ocres." ( Albert Einstein)



"O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."( Albert Einstein)


"Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne. " ( Albert Einstein)



Fonte:http://www.frasesfamosas.com.br/de/albert-einstein/pag/2.html



Avalia-se a inteligência de um indivíduo pelo número de
incertezas que ele é capaz de suportar. (E. Kant)