Não Coloque O Que Você Tem Que Tirar
Quem não gosta de ganhar um descontinho na hora da compra?
Contudo, pense bem no seguinte: se o comerciante pode dar esse desconto, parece lógico que existia embutido no preço um percentual de aumento sobre o preço de venda. Caso contrário, quem vende teria prejuízo, ou, pelo menos, não teria o lucro desejado.
A dúvida, nesse caso, está em determinar a porcentagem que deve aumentar o preço de certo produto para ser possível, dado o posterior desconto, vendê-lo pelo valor que se considera satisfatório, o que equivale a responder a seguinte pergunta: Se um produto é vendido por R$ 650,00 à vista, tendo sido concedido um desconto de 10%, qual seu preço sem o desconto?
Essa questão parece induzir uma boa quantidade de pessoas a um erro comum: somar o desconto dado ao preço da venda à vista. Assim, acrescentariam aos
R$ 650,00 os R$ 65,00 que correspondem aos 10% de desconto, obtendo R$ 715,00 para a venda sem desconto.
R$ 650,00 os R$ 65,00 que correspondem aos 10% de desconto, obtendo R$ 715,00 para a venda sem desconto.
Se esse equívoco acontecesse em larga escala no comércio, provavelmente haveria muito mais falências por aí. Para perceber que o cálculo não está correto, basta fazer a operação inversa, ou seja, tomar os R$ 715,00 como preço inicial de venda e calcular o desconto de 10% sobre ele, obtendo-se R$ 643,50
(715,00 – 71,50 ), valor diferente dos R$ 650,00 desejados.
(715,00 – 71,50 ), valor diferente dos R$ 650,00 desejados.
Então, como calcular esse preço?
È simples: se o desconto dado foi de 10% e o preço com desconto é R$ 650,00, então esse valor corresponde a 90% do preço sem desconto (100% - 10% = 90%). Assim, utilizando-se a regra de três simples, temos que o preço sem desconto é R$ 722,22:
Esse valor corresponde a 650,00 ¸ 0,9. Note que 90% = 90 ¸100 = 0,9.
Generalizando, podemos calcular o preço sem desconto que simbolizaremos por VF, dividindo o valor com desconto, que denotaremos por VI,
por 1 – i , em que i indica a taxa de desconto, em número decimal.
por 1 – i , em que i indica a taxa de desconto, em número decimal.
Em símbolos: VF = VI ¸ (1 – i)
Outro exemplo: A dona de uma loja de moda feminina pretende vender um de seus modelos exclusivos por R$ 1.235,00. Por quanto deve anunciá-lo, se gostaria de oferecer a suas clientes preferenciais um desconto de 5%?
Resolvendo: Taxa de desconto: i = 5% = 0,05. Preço com desconto:
VI = 1.235.
Preço sem desconto: VF = 1.235 ¸ (1 – 0,05) = 1.235 ¸ 0,95 = 1.300.
Portanto, o modelo deve ser anunciado por R$ 1.300,00.
Prof. Ms. Christiane Novo Barbato
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
COORDENADORA DE CURSOS
cnbarbato@faj.br
FACULDADE DE JAGUARIÚNA
http://faj.br